domingo, 16 de novembro de 2008

Academia - Eleições// Reitor (penso em retrancas!)

Ultimamente, ouvimos muito falar sobre responsabilidade social e ambiental. No Regimento Eleitoral que norteia a escolha do novo reitor da Universidade Federal do Pará também encontramos algumas "dicas" ambientais, que deveriam ser seguidas pelos candidatos à cadeira superior ( e à vice-cadeira superior) da maior universidade do Norte do Brasil. A Comissão Eleitoral solicitou e alertou às chapas sobre a utilização e os danos ao patrimônio da UFPA. Práticas, como a afixação de material de campanha nas dependências da instituição, estão incluídas nestas regras, que testemunho praticadas nas passarelas da universidade.

Pergunta-se: onde está o exemplo? Será que o desleixo com o patrimônio ainda na campanha pode representar a atuação do futuro reitor ou são somente falhas de percurso? Pode até não significar ou representar uma futura gestão "fora das regras", mas, com certeza, ajuda, de algum modo, na hora do voto. É a opinião de Jóice Denne, aluna da UFPA. Segundo a estudante, o uso do patrimônio e a poluição visual causada por ele "é reflexo do que os candidatos são capazes de fazer para vencer no final das contas. Se as falhas nesse percurso de campanha já são visíveis, quem sabe através desse deslize eu não possa escolher já em quem deixar de votar, né?".

A "chamada de atenção" da Comissão Eleitoral foi no último dia 12. Vamos ver o que acontece até o dia da eleição, dia 3 de dezembro deste ano. Lembrando que esta eleição decidirá o reitor e o vice-reitor que estarão à frente da UFPA nos próximos quatro anos (2009-2013).

Enquanto não chega o dia 3, vamos conhecer um pouco mais dos candidatos à reitoria da UFPA, quadriênio 2009-2013:

- Regina Barroso (Reitora) e Licurgo Peixoto de Brito (Vice-Reitor)
Chapa: "Regina & Licurgo - Compromisso de fazer ainda mais"

-Carlos Edilson Maneschy (Reitor) e Horácio Schneider (Vice-Reitor)
Chapa: "Pra fazer melhor"

-Ana Maria Tancredi (Reitora) e Petrônio Medeiros Lima (Vice-Reitor)
Chapa: "Gestão Democrática e Participativa na UFPA"

-Ricardo Ishak (Reitor) e Habib Fraiha Neto (Vice-Reitor)
Chapa: "Ricardo/Habib Fraiha"
Site: blog em construção

Um comentário:

Anônimo disse...

Janine, o post tá ótimo, mas ainda acho que carecemos de encontrar uma linha editorial para o veículo. Bjs