quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Academia - Debate//Reitoria

O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (ICS-UFPA) foi palco do terceiro debate entre os candidatos à reitoria da UFPA. O "show da democracia", que aconteceu no dia 26 de novembro, foi, na verdade, um desfile de falta de informação e organização, atropelos na Língua Portuguesa, além da tradicional troca de farpas entre os candidatos.


Retificando a informação dada por meu amigo, o jornalista José Augusto Rodrigues, em seu blog, o debate teve precisos 40 minutos de atraso, visivelmente causados pela vaidade dos candidatos em cobrir as dependências do auditório do ICS com seus banners e panfletos. Agora, compartilhando da mesma opinião que Zé, eu também me diverti demasiadamente com o debate.

Depois de um sorteio conturbado que definiria a ordem de apresentação, uma pequena e engraçada confusão entre as chapas, envolvendo os candidatos e seus cúmplices, se deserolou porque um candidato aparecia mais do que o outro com seus materiais de campanha. Em meio às perguntas e réplicas (não havia tréplica), dúvidas em relação às regras surgiam, sendo solucionadas ali, na hora, pela coordenação do Diretório Central dos Estudantes, o que provocou manifestaçãoes até desrespeitosas da parte mais politizada da plenária.

Vaidades à parte, uma das coisas que mais me marcou foi a fala de Regina Feio, candidata à continuidade da gestão de Alex Fiúza:
- ... Eu digo uma coisa muito que eu não vou deixar de dizer nunca...
Bem... eu realmente precisava registrar!

No final das contas, a postura dos candidatos certamente contribuiu para que muitos dos presentes escolhessem em quem votar. No meu caso, serviu especialmente para escolher em quem não votar!

Candidatos:

Ricardo Ishak





Carlos Maneschy





Regina Feio






Ana Tancredi







Fotos: Shamara Fragoso

Nenhum comentário: